sábado, 28 de dezembro de 2013

Pintura personalizada para Capecete FINEART STUDIOS

Conheça o  trabalho profissional de pinturas em capacetes e aerografia Fine Art.














Cúpula de transporte de cromagem, deixando seu capacete em segurança e tornando perfeito o resultado final!!





Saiba como manter a temperatura do corpo durante as corridas

Vida de kartista não é nada fácil, ainda mais com a chegada do verão, já que todo o cuidado é pouco quando o assunto é temperatura corporal. Durante a corrida, o calor interno de um piloto tende a aumentar, podendo causar um superaquecimento. É por isso que o corpo sua, para tentar manter a temperatura ideal, que varia entre 36 e 37°C.
Em dias de muito sol e calor, porém, é necessário ficar atento e tentar contribuir com seu corpo para que ele consiga driblar a alta temperatura interna, senão os riscos para sua saúde aumentam.

A falha desse controle, chamado de termorregulação, seja por fatores externos, com a exposição ao sol, ou internos (febre, por exemplo), podem levar à hipertermia - incapacidade do corpo de promover a perda de calor. A partir de 37,5 até 40°C é um momento para ficar atento, pois se a temperatura corporal passar dos 41ºC pode provocar convulsões, entre outros problemas.
Seja você um kartista de indoor ou competição, é preciso estar atento! Quando a temperatura do corpo ultrapassa o nível normal de calor, alguns problemas podem ocorrer, como por exemplo:

- Desmaio: devido à vasodilatação dos membros inferiores, reduzindo assim o fluxo sanguíneo cerebral.
- Exaustão: quando a perda de liquido atinge 1 a 2% do peso corporal total o indivíduo sente fraqueza, tontura, sede, fadiga e confusão mental.
- Colapso: em casos extremos, quando a temperatura chega aos 42º C, ocorre a "rabdomiólise", que é a lesão dos tecidos musculares, podendo levar à morte.
Acompanhamos no último sábado (16/12) as 6 Horas de Kart de Aldeia da Serra e observamos alguns pilotos se queixando de grande exaustão física, decorrente da perda de líquido, durante a prova de endurance. Para não correr o risco de sofrer com nenhum dos problemas citados, basta seguir algumas dicas e mudar certos hábitos.
A ingestão de líquidos, especialmente água e depois das provas e treinos é muito importante – sobretudo, claro, nos dias quentes. Além de itens de proteção ao sol – viseiras (durante a prova), bonés (antes e após) além das vestimentas adequadas (leves, e de preferência, esportivas) para não prejudicar a perda de suor. Durante a prova, o macação utilizado não deve reter o suor e sim possibilitar a boa circular de ar. Evite realizar seus treinos e maior exposição solar entre 11 e 16 horas, durante o período de verão.

Mais dicas para manter sua termorregulação “em ordem”:
- Não seja um atleta de fim de semana. Treinar regularmente irá melhorar seu condicionamento físico e, consequentemente, sua termorregulação;
- Aclimate-se ao calor fazendo alguns treinos mais leves quando a temperatura estiver mais elevada, até seu corpo se acostumar.
- Não exagere! Faça treinos técnicos em níveis condizentes com sua capacidade física;
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos pelo sol;
- Consuma muita água e sucos;

MUDANÇA REPENTINA DE TEMPERATURA
As dicas acima, também valem para o inverso. Todo piloto deve ficar atento ao local que irá competir ou treinar, pois o verão é uma estação de bastante chuva. Por isso, é bom levar roupas pós-treino, caso chova, e atentar à alimentação e ao descanso em épocas de inversão térmica muito bruscas. Lembre-se que essas oscilações de clima podem prejudicar a saúde e o seu desempenho nas pistas.

A diferença entre kart indoor e kartódromo.

 O que é kart indoor?
Kart indoor como o nome já diz é um local fechado onde alugam-se karts para competições entre "pilotos" sem experiência alguma em corridas. É uma brincadeira para pessoas que querem correr sem esquentar a cabeça em manter um kart, preparar motor, acertar chassis, comprar peças, macacão, capacete, etc...

Como funciona?
 O funcionamento é simples, você aluga o kart, corre e se diverte durante um determinado tempo e depois vai para casa todo quebrado com dor nas costas por não estar acostumado.

O motor é igual ao do kart de competição? 
 Completamente diferente. A maioria usa motor honda de 5,5hp, 4 tempos, alguns já estão usando outro motor honda de 11hp. Um motor de RD135 sem preparação tem 16 HP em média, 2 tempos, Parillas e PCRs tem mais potência ainda. Qual a duração das corridas?O tempo varia de pista para pista, geralmente é de 20 a 30 minutos. Os 5 primeiros minutos são usados para a tomada de tempo e determina a ordem de largada.

É obrigatório carteira de motorista ou algum outro documento?
Não é obrigatório carteira de motorista. É necessário pelo menos um documento cujo número será colocado no termo de responsabilidade.


O que é kartódromo?

Kartódromo é uma pista de corrida a céu aberto para karts de competição, com arquibancadas, boxes, lanchonete, 99% das pistas são feitas de asfalto com áreas de escape e pneus para proteção. Alguns tem sala de imprensa e área VIP.

Como funciona?
 Para correr em kartódromos é necessário possuir o próprio kart, capacete, macacão, luvas etc. Existem alguns, como o Raceland em Curitiba, que além de funcionarem como kartódromo funcionam também como kart indoor. 

Onde deixar o kart?
 Se sua esposa/mãe for muito, mas muito mesmo compreensiva você pode deixar em casa, então você terá que comprar uma carreta, kombi ou um bagageiro para levar o kart para o kartódromo. Em alguns é possível deixar o kart na própria pista pagando uma taxa mensal.

Quanto custa?
Assim como no kart indoor, os preços variam de pista para pista, a diferença é que você paga uma taxa e pode andar por muito mais tempo que no indoor, em alguns kartódromos esse tempo é livre, você chega as 07:00 e só vai embora de noite, ou quando o caseiro te expulsar da pista, em outras existem regras mais rígidas com tempo pré determinado para andar, por exemplo das 10:00 as 11:00 só anda 125cc, das 11:00 as 12:00 só anda cadete, etc..

No kartódromo tem ferramentas? 
Não, você tem que levar as suas e são várias: chave de vela, chaves allen, chaves de boca, chaves de fenda, chaves biela (chave L), alicate, etc...

É obrigatório carteira de motorista ou algum outro documento?
Também não é obrigatório carteira de motorista. No máximo um cadastro com dados pessoais, e também é necessário pelo menos um documento cujo número será colocado no termo de responsabilidade.

Como faço para me inscrever em corridas?
Depende do tipo da corrida, se for entre amigos não precisa de nada, mas se for em corridas oficiais são exigidos vários documentos, tipo sangüineo, pagar taxas, carterinha de federação e muito empenho.

Quanto custa para manter um kart?
Infelizmente hoje em dia manter um kart não é barato, assim como criar cavalos necessita de cuidado periódico, (com a vantagem de não precisar dar comida todo dia), mas dependendo de como você anda e do cuidado com o equipamento dá para levar sem gastar muito. Existem hoje no Brasil varias categorias com motores alternativos com o objetivo de baixar os custos do kart, como a RD135 e Formula 400.

Dicas Básicas de Pilotagem

A primeira pergunta que fazemos quando vamos correr de kart pela primeira vez é: "Como eu faço uma curva". Sabemos que a maioria do pessoal sabe como fazer uma curva, mas alguns ainda não, então vamos lá:
A idéia básica de fazer uma curva é tentar fazer a curva num traçado mais reto possível.


Em uma curva de com um ângulo de aproximadamente 90º, a trajetória ideal é contornar fazendo a tomada, tangência e saída, como indicado na figura acima pela linha amarela.
O próximo passo é o ponto de freada e a retomada da aceleração, indicado na figura abaixo:

Você deve frear sempre antes de contornar a curva, com o volante em linha reta, e nunca no meio dela, senão você corre o risco de rodar. A parte vermelha indica o ponto certo da freada
A aceleração deve ser feita gradativamente, logo depois da freada, até a saída da curva onde você pode acelerar tudo, mas tome cuidado para não acelerar demais, senão correrá o risco de rodar.
Depois que você já estiver se sentindo seguro com o kart, poderá freiar e acelerar ao mesmo tempo, controlando a velocidade somente no freio e fazendo que o kart saia da curva mais rápido. 
E lembre-se fazer uma curva acelerando é mais fácil do que fazer apenas no embalo, pois acelerando o kart irá tracionar e segurar na pista.

Fonte: Central Kart.

Bandeiras de Sinalização

Para você que está começando agora a correr de kart, fizemos um breve resumo do significado das bandeiras de sinalização utilizadas durante as corridas. Este padrão é universal, por isso será o mesmo em qualquer pista de você correr.
LARGADA É geralmente gradriculada, nas cores da bandeira nacional sede da corrida, podendo também ser nas cores do Estado ou município.
VERDE AGITADA Indica que o alerta foi suspenso. Os pilotos podem voltar ao ritmo normal de corrida.
AMARELA AGITADA Indica Perigo a frente. Os pilotos devem diminuir a velocidade e é proibida a ultrapassagem.
DUAS AMARELAS AGITADAS Indica extremo perigo a frente. Os pilotos devem diminuir a velocidade e é proibida a ultrapassagem.
VERMELHA E LARANJA: Indica falta de aderência da pista.
PRETA C/ CIRCULO LARANJA: Acompanhada de placa com o número do carro, indica que o piloto deve ir para o boxes, para sanar algum problema com o veículo.
PRETA e BRANCA: Acompanhada de placa com o número do carro, indica que o piloto foi advertido por conduta antiesportiva.
AZUL: Indica que existe veículo mais rápido se aproximando e que o piloto deve facilitar a ultrapassagem.
PRETA: Acompanhada da placa com o número do carro, indica que o piloto foi desclassificado da corrida e deve seguir para o parque fechado.
BRANCA: Indica a presença de veículo lento, ou de resgate na pista.
QUADRICULADA: Sempre é agitada na linha de chegada, indica final de treino ou corrida.
VERDE E AMARELA: Indica que a largada não foi dada e que o pelotão deve continuar alinhado.
AZUL E VERMELHA: Acompanhada de placa com o número do kart, indica que o piloto deve dirigir-se ao parque fechado, conforme regulamento particular.

PILOTOS



MPK STORE




TAG's para costurar nos macacões







CAMISETAS ADULTO / INFANTIL MASCULINO MPK TEMPORADA 2014

CAMISETAS FEMININAS ADULTO E INFANTIL MPK TEMPORADA 2014




 Camisas Polo MPK Racing Team em Tecido Piquet e algodão tamanhos S-M-L-XL
















 MACACÃO PARA KART PROFISSIONAL 

  • MacLaren  (VODAFONE)
  • MacLaren  (HONDA)
  • Lótus 
  • Red Bull
  • Force India
  • Sauber (BMW)
  • Ferrari
  • Mercedes
  • MPK





Regulamento Desportivo 2013 do Campeonato de Kart Amador.

Artigo 1 - Comissão Organizadora
MembroFunção
Armando Petri JuniorPresidente
André da Silva CamposDiretor de Marketing
Eugênio NetoDiretor Desportivo
Luciano MontanhezConselheiro
Pedro D’AvilaConselheiro
Diego TalaricoConselheiro
  
Artigo 02. Site Oficial
02.1 - O endereço do nosso site é www.mpkracingteam.com.br, sendo que todas as informações e consultas somente serão consideradas oficiais quando nele divulgadas.
Artigo 03. Inscrições
03.1 - As inscrições serão abertas sempre no primeiro dia do mês de Dezembro, que antecede o ano de início da temporada, tendo o encerramento das inscrições no último dia de Janeiro do ano do campeonato. Após este período, novas inscrições serão analisadas pela comissão organizadora do evento MPK.
03.2 - Os pilotos interessados deverão acessar o site www.mpkracingteam.com.br, onde encontrarão todas as instruções necessárias para efetuar sua inscrição, ou enviar um e-mail para faleconosco@mpkracingteam.com.br, informando o interesse em participar do grupo.
03.3 - Os valores referentes às mensalidades e as corridas, serão divulgadas a cada ano através dos e-mails pessoais do MPK RACING TEAM.
03.4 - Caso a organização receba alguma indicação através de algum piloto do grupo que já faça parte do MPK Racing Team, esta solicitação será tratada pela organização como "Prioridade", havendo uma análise com um parecer positivo ou negativo na aceitação de tal indicação.
03.5 - A organização do MPK poderá aceitar a entrada de pilotos que venham ser indicados por algum membro do MPK, ou por meios de divulgações, em qualquer uma das 10 (dez) etapas do campeonato a título de "CONVIDADO ESPECIAL", para que os mesmos possam participar de somente 01 (uma) etapa, e após avaliar se irão adaptar-se ou não ao campeonato. Estes mesmos convidados não poderão mais participar de nenhuma bateria a título de "CONVIDADO ESPECIAL", sem que o mesmo venha ser efetivado no quadro de pilotos do MPK Racing Team.
03.6 - Ficam estabelecidas as seguintes condições para os pilotos na condiç&ão de "CONVIDADO ESPECIAL".
  • Se o mesmo pagar somente o valor das Baterias ou da Bateria, o mesmo não concorrerá a premiação oferecida pela organização do MPK;
  • Se o mesmo pagar o valor das Baterias ou da Bateria, acrecido do valor equivalente ao de 01 (uma) mensalidade, o mesmo terá direito a premiação oferecida pelo MPK;
  • Lembrando também que o piloto "CONVIDADO ESPECIAL", tem que confirmar a sua participação na etapa em que for convidado, com no mínimo 05 (cinco) dias de antecedência, realizando o pagamento na conta corrente designada pela organização do MPK Racing Team, após esse prazo, será avaliada a sua participação ou não, dependendo do número de participantes confirmados naquela etapa, conforme contante no Artigo 06.2 deste regulamento.
  • 03.7 - Caso o piloto "CONVIDADO ESPECIAL" decida efetuar a sua efetivação no quadro dos Pilotos participantes do campeonato MPK Racing Team, o mesmo terá 02 (duas) maneiras de participar conforme segue abaixo.
  • Como Piloto efetivo: o mesmo pagará uma anuidade (dividida em 12 meses) estipulada pela Organização do MPK, mais os valores da soma de todas as baterias que ainda serão disputadas no campeonato, sendo este valor dividido em até 5 (cinco) parcelas iguais, a partir da efetivação do piloto;
  • Como Piloto Eventual: O mesmo pagará uma anuidade (dividida em 12 meses) estipulada pela Organização do MPK, mais os valores das etapas em que o mesmo participará, acrecidos de 20% a mais no valor de cada Bateria. Nessa modalidade o piloto concorrerá ao campeonato e às premiações, porém o mesmo participará das etapas de acordo com sua disponibilidade. O mesmo deve confirmar a sua participação nas etapas com no mínimo 10 dias de antecedência da corrida, efetuando o pagamento na conta corrente designada pelo MPK.
  • Artigo 04. Idade Mínima
    04.1 - A idade mínima exigida para as inscrições no campeonato MPK Racing Team para o ano de 2013, é de 15 anos de idade completos.
    Artigo 05. Locais e Datas das Etapas
    05.1 - O campeonato 2013 será seguido pelo calendário abaixo. Caso alguma etapa seja alterada, a mesma será comunicada com a devida antecedência via e-mail do MPK e através do site oficial do MPK Racing Team.
    05.2 - As etapas do campeonato disputadas em São Paulo (Capital), Granja Viana e Aldeia da Serra, acontecerão durante a semana, em horário preferencialmente noturno (dependendo das agendas dos kartódromos), e as etapas disputadas em São Paulo (Interior), Kartódromo San Marino em Paulínia e Schincariol Itú, acontecerão durante os finais de semana em horário preferencialmente diurno (dependendo das agendas dos Kartódromos).
    EtapaDataHorárioLocal
    121/02/13Quinta - Baterias das 20:00 e 21:00 hsKartódromo da Aldeia da Serra
    216/03/13Sábado - Baterias das 16:00 e 17:00 hsKartódromo San Marino Paulínia
    325/04/13Quinta - Baterias das 20:00 e 21:00 hsKartódromo da Granja Viana
    418/05/13Sábado Baterias das 17:00 e 18:00 hsKartódromo Schincariol Itú
    520/06/13Quinta - Baterias das 20:00 e 21:00 hsKartódromo da Aldeia da Serra
    627/07/13Sábado Baterias das 16:00 e 17:00 hsKartódromo San Marino Paulínia
    722/08/13Quinta - Baterias das 19:00 e 20:00 hsKartódromo da Granja Viana
    828/09/13Sábado - Baterias das 16:00 e 17:00 hsKartódromo Schincariol Itú
    924/10/13Quinta - Baterias das 20:00 e 21:00 hsKartódromo da Aldeia da Serra
    1023/11/13Sábado - Baterias das 16:30 e 17:30 hsKartódromo San Marino Paulínia
    Artigo 06. Divisões na Categoria
    6.1 - O campeonato MPK Racing Team de kart indoor amador é dividido em duas categorias:
    a) Master
    b) Light (**em estudo)
    6.2 - A capacidade máxima de pilotos na categoria Master, para a temporada de 2013, será de 20 (Vinte).
    6.3 - A capacidade máxima de pilotos na categoria Light é prevista para 20 (vinte)**.
    Artigo 07. Pontuação
    7.1 - A pontuação de cada piloto obtida em sua respectiva bateria será dada da seguinte forma:
    PosiçãoPontuaçãoPosiçãoPontuação
    3211º20
    3012º19
    2813º18
    2714º17
    2615º16
    2516º15
    2417º14
    2318º13
    2219º12
    10º2120º11
    7.2 - Além dos pontos do item 7.1 serão acrescidos com mais 01 (um) ponto, para o piloto que fizer a Pole Position (somente na primeira Bateria), mais 01 (um) ponto, para o piloto que fizer a melhor volta em cada bateria.
    7.3 - Para a definição de premiação dos 6 (seis) primeiros colocados de cada etapa será considerada a soma dos pontos obtidos nas 2 (duas) baterias, mais os pontos de bonificação (pole e melhor volta), descontada das eventuais penalizações. Em caso de dois ou mais pilotos terminem a etapa com a mesma pontuação, o critério de desempate seré quem tiver obtido a melhor volta nas 02 (duas) baterias que foram disputadas.
    Artigo 08. Pesagem
    8.1 - O peso mínimo estipulado é de 95kg (noventa e cinco). Este peso consiste na somatória total do piloto pesando com todos os equipamentos de segurança (capacete, balaclava, luvas, protetor de costela e sapatilhas).
    8.2 - Os pilotos que pesarem menos que 95kg (noventa e cinco) deverão usar lastros. Os lastros serão fornecidos pelos Kartódromos, ou providenciados pelos próprios pilotos. Segue como exemplo 02 casos como base.
  • 08.2 A) - Na pesagem se o piloto tiver seu peso total (conforme sub-item 08.1) 87,5kg, para completar 95kg faltam 7,5kg. Neste caso ou o piloto providencia 2,5kg de peso em seu corpo, somado a mais 05kg de lastro fornecido pelo Kartódromo, totalizando 95kg, ou então caso o piloto não tenha esses 2,5kg para completar o peso mínimo, será colocado mais um lastro do Kartódromo de 05kg, totalizando 10kg, ou seja o piloto correrá com o peso total de 97,5kg.
  • 08.2 B) - Outro exemplo, se caso o piloto pesar 93kg, ficará faltando 02kg para completar seu peso mínimo de 95kg, neste caso como o exemplo acima, ou o piloto providência 02kg em seu próprio corpo, caso não possua será colocado um lastro
  • 8.3 - Todos os pilotos serão pesados antes de cada etapa, reservando o direito da comissão organizadora pesar o piloto somente em uma bateria, como também se houver necessidade ou dúvida, realizar a pesagem também na segunda bateria.
    8.4 - Os pilotos que após a pesagem apresentarem a necessidade de lastro superior a 20 (vinte) kg também deverão providenciar lastro próprio (Ex. Peso com velcro), além dos oferecidos pelos kartódromos, que farão parte das etapas do campeonato MPK Racing Team 2013.
    8.5 - É vedada a fixação de lastro próprio em locais que ofereçam risco a segurança do piloto, (Ex. peso solto).
    8.6 - O controle de peso será feito pela organização, mas a responsabilidade pela pesagem e pela utilização correta de lastros é sempre do piloto.
    8.7 - A Organização do MPK, reserva-se o direito de ao término de cada bateria, efetuar a pesagem dos pilotos que participaram efetivamente da bateria, de forma aleatória para a conferência do peso total, constante no "Sub-Artigo 08.1" deste regulamento.
    Artigo 09. Formação e alinhamento do grid de largada
    9.1 - A formação do grid é de única e total responsabilidade dos kartódromos que receberão as etapas do campeonato MPK Racing Team.
    9.2 - O tipo de alinhamento do grid será feito de acordo com o procedimento de cada kartódromo, como por exemplo, a fila indiana ou paralela.
    9.3 - O Grid de largada na primeira bateria será de acordo com a classificação obtida e divulgada pelo kartódromo no tempo estipulado para a classificação.
    9.4 - O Grid de largada na segunda bateria será de acordo com a classificação obtida e divulgada pelo kartódromo no tempo estipulado para a classificação.
    Artigo 10. Pit Stop (Troca de Kart)
    10.1 - A troca de karts é livre nas etapas. Cada piloto deverá efetuar no mínimo, 01 (uma) volta com seu kart antes de efetuar trocar do mesmo, exceto se o kart sorteado tiver em manutenção e impossibilitado de sair dos boxs, neste caso não será considerado como troca e o piloto terá outro kart sorteado.
    10.2 - Para que não haja dúvidas e questionamentos sobre o critério de como serão efetuadas as trocas de karts em caso de retorno aos boxs, e também para que não haja nenhum tipo de "benefício", fica estabelecido que este critério será definido durante o briefing antes de cada etapa, sendo usado como base principal as particularidades de cada kartódromo.
    10.3 - O piloto que estiver entrando nos boxs deverá diminuir a sua velocidade. Os infratores estarão sujeitos a punições, conforme descrito no item 12.4, sem direito de descarte desta punição.
    Artigo 11. Equipamento (chassi, motor, etc.)
    11.1 - Será fornecido pelo kartódromo, através de sorteio com a presença do piloto responsável em horário estipulado pela organização.
    11.2 - A organização, em acordo com o kartódromo, reserva o direito de retirar um kart da prova por diferença de desempenho.
    11.3 - Não será permitido nenhum tipo de ajuste ou alteração nos karts exceto ajuste no banco para acomodar melhor os pilotos. Tal ajuste deve ser feito com auxílio dos mecânicos do kartódromo. O piloto flagrado mexendo em qualquer parte mecânica do kart (motor, freios, tanque de combustível, cabos, etc.) será desclassificado da etapa imediatamente e esta puniço não poderá ser descartada.
    Artigo 12. Penalizações na pista
    12.1 - Bandeira de advertência: a cada bandeira de advertência aplicada para o piloto, o mesmo perderá 05 (cinco) pontos na bateria em que o mesmo recebeu a advertência.
    12.2 - Desclassificação da prova: o piloto desclassificado receberá 0 (zero) pontos e o mesmo não poderá ser descartado.
    12.3 - Stop and Go: em caso de atitude anti-desportiva, o piloto perderá 10 (dez) pontos na bateria em o piloto recebeu a bandeira Stop and Go. Quando a bandeira de Stop and Go for utilizada para recolher um piloto que esteja com problemas técnicos no kart ou em seus equipamentos de segurança, não será considerada como penalização. A paralisação para Stop and Go será definida de acordo com cada kartódromo.
    12.4 - Excesso de velocidade nos boxes: os pilotos que percorrerem a área dos boxes em velocidade excessiva e forem observados pela comissão organizadora do MPK Racing Team ou por fiscais do Kartódromo em questão com tal conduta, serão penalizados através da perda de 10 (dez) pontos na bateria em que o mesmo for punido. Em caso de reincidência, serão suspensos por 01 (uma) etapa ou até mesmo, sofrer as penalidades e prerrogativas especificas de cada kartódromo.
    12.5 - Falta de peso: Se o piloto for flagrado após a bateria que tiver corrido com o peso abaixo do permitido neste regulamento, o piloto será desclassificado na bateria em que o mesmo for flagrado. Em caso de reincidência, serão suspensos por 01 (uma) etapa.
    Artigo 13. Etapas
    13.1 - Os pilotos deverão cumprir com a agenda de horários que serão informados através dos e-mails do MPK e também divulgados através do site oficial do MPK, comparecendo no kartódromo para participarem do "Cadastro", "Retirada de equipamento" (opcional para quem possuir seu próprio equipamento), "Briefing", pesagem, sorteio de karts e instruções gerais.
    13.2 - A duração das provas serão entre 25 (vinte e cinco) e 30 (trinta) minutos (dependendo de cada kartódromo), sendo que os 05 (cinco) primeiros minutos de treino, serão utilizados para "Warm Up", "Classificação" e "Alinhamento no Grid", e o tempo restante será usado para a corrida. Em caso de paralisação por bandeira vermelha, o tempo em que a prova tiver sido parada não será reposto.
    13.3 - Cabe a cada piloto a exclusiva responsabilidade de comparecer com antecedência ao kartódromo, no local determinado para o "briefing" e manter-se atento ao efetivo horário de sua bateria. O piloto que não estiver presente na sala de briefing no horário determinado sofrerá a punição imposta no item 16.4 deste regulamento. Caso o piloto não chegue a tempo para a disputa da bateria, o mesmo perderá o direito da participação da prova, e não terá ressarcimento do valor pago.
    13.4 - A apuração dos tempos de voltas e a cronometragem da prova são de inteira responsabilidade e atribuição única de cada kartódromo constante na agenda do campeonato 2013.
    13.5 - O piloto que estiver na área dos boxes ao ser dada a bandeirada de término da fase de classificação para o Grid, o mesmo deverá largar dos boxs, após a passagem do último kart colocado no Grid de largada, caso mais de um piloto se encontre nessa situação, a ordem será a mesma de entrada nos boxes.
    13.6 - Os resultados finais das baterias, serão aqueles apontados pelos resultados oficiais divulgados pelos sistemas dos kartódromos constantes na agenda do campeonato 2013, desde que os mesmos contemplem as aplicações de todas as punições ocorridas na bateria.
    13.7 - Em caso de bandeira vermelha na primeira volta o grid de largada deverá ser realinhado conforme tempo obtido nos treinos classificatórios.
    13.8 - Em caso de bandeira vermelha após a primeira volta completada, a relargada deverá ser em fila indiana.
    Artigo 14. Descartes
    14.1 - Todos os pilotos terão o direito de descartar o resultado de 04 (quatro) baterias nas quais o mesmo obteve seus piores resultados.
    14.2 - Todos os pilotos terão o direito a faltar 04 (quatro) baterias ou equivalente a 02 (duas) etapas ao decorrer de todo o campeonato, dentro destas 04 faltas, 02 delas poderão ser sem justificativa, e as outras 02 faltas, obrigatóriamente com justificativa para que o piloto permaneça no campeonato.
    14.3 - Em caso do piloto apresentar justificativa nas 04 (quatro) faltas em que o mesmo tem direito, o piloto receberá a pontuação equivalente do 20º lugar na classificação final de cada bateria, constante na tabela de pontuação 7.1. Somente nas 02 faltas onde não é obrigatório apresentar a justificativa a pontuação que o piloto receberá será 0 (zero) pontos. Neste caso as 02 faltas sem justificativas não poderão ser descartadas como piores resultados.
    14.4 - As baterias com punições recebidas e/ou desclassificações não poderão ser descartas.
    14.5 - Os Pilotos que ingressarem após a primeira etapa do campeonato usarão os 04 (quatro) descartes a que tem direito para eliminar as baterias que aconteceram antes de sua efetivação no grupo MPK.
    Artigo 15. Temporada
    15.1 - Toda a infraestrutura dos kartódromos constantes na agenda do campeonato MPK Racing Team 2013 é de responsabilidade de seus proprietários.
    15.2 - As condições dos karts bem e as condições da pista, equipes de emergência e socorro, são de total responsabilidade do kartódromo. Em caso de acidentes, quebra de karts, problemas de cronometragem ou algum fator fora do controle da organização e que venha a interferir negativamente nos resultados finais de corrida, a organização do MPK não se responsabilizará pelos ocorridos.
    15.3 - É obrigação de todo o piloto, portar e utilizar equipamentos de segurança, como capacete fechado com viseira, luvas e calça comprida, em caso de falta de algum equipamento, é obrigação do piloto comunicar tal fato à organização com devida antecedência para que possam ser aplicadas medidas preventivas. Alguns kartódromos exigem o uso de protetor de costela, neste caso será obrigatório o uso do mesmo, sem exceções.
    15.4 - Caso seja constatado que o piloto está sem algum dos equipamentos obrigatórios, o mesmo será impedido de entrar na pista até regularizar tal situação.
    15.5 - Caso já esteja na pista, o piloto será penalizado com STOP AND GO e instruído para que regularize a sua situação sendo contabilizada normalmente a penalização sem direito a descarte. A responsabilidade é do piloto, tendo em vista que a finalidade dos equipamentos é para a segurança do próprio piloto.
    15.6 - Não é de responsabilidade da organização do MPK ou de sua comissão organizadora, fornecer qualquer equipamento de segurança.
    15.7 - Todos os pilotos deverão usar camisetas com o Logo do MPK Racing Team no dia da corrida, para que a organização tenha facilidade em identificar seus componentes e também usar os Tag’s nos macacões (para quem tiver equipamento próprio) e estar de posse do cartão de identificação do MPK.
    Artigo 16. Penalizações Fora da Pista
    16.1 - As decisões da direção de prova (Kartódromos) são soberanas. Em casos de erros graves cometidos pela direção de prova, se forem devidamente comprovados com provas concretas, a organização do evento (MPK RACING TEAM) poderá interferir nas decisões da direção de provas, divulgando posteriormente um novo parecer a respeito do ocorrido.
    16.2 - Não serão aceitas reclamações por qualquer ocorrência dentro e fora da pista no dia do evento. O piloto que se sentir prejudicado poderá fazer sua reclamação após o evento por escrito, através de um relatório escrito pelo próprio piloto, ou também enviá-lo por email, para admin@mpkracingteam.com.br.
    16.3 - Não serão admitidos ofensas, xingamentos, desrespeitos, agressões físicas ou verbais a qualquer membro da organização dos kartódromos, da Organização (MPK), pilotos e demais presentes nos eventos, ficando o piloto infrator responsável, sujeito as sanções de advertência, perda de pontos na bateria ou na classificação geral, suspensão da bateria ou exclusão do campeonato.
    16.4 - O piloto que não estiver presente na sala de briefing, dentro do horário estipulado pela organização do evento, será punido com a perda de 02 (dois) pontos.
    16.5 - O piloto que, no entender da Organização do Campeonato, acumular um número muito grande de punições esportivas ou administrativas ao longo do ano, estará passível de advertências, suspensão ou exclusão do campeonato.
    16.6 - O piloto que não comparecer para a premiação no pódio perderá o direito ao o prêmio cabendo à organização usufruir do mesmo sem justificativa.
    Artigo 17. Termo de Responsabilidade
    17.1 - Todos os pilotos deverão assinar termo de responsabilidade junto à Secretaria do Kartódromo, caso contrário, o piloto será impedido de participar da prova.
    Artigo 18. Recomendações
    18.1 - Não é recomendado o consumo de bebida alcoólica antes da realização das provas pelos pilotos inscritos. Os pilotos que desrespeitarem essa norma e se excederem dentro do evento serão punidos a critério da organização.
    18.2 - Os Pilotos respondem pelos seus atos praticados.
    18.3 - A comissão organizadora do MPK Racing Team não se responsabiliza pela perda, dano, furto ou roubo de qualquer equipamento, acessório, ou bem particular que cada piloto traga consigo, no decorrer das etapas do campeonato, ou seja, todos os bens de cada piloto são de única e total responsabilidade do próprio.
    Artigo 19. Premiações
    19.1 - O campeonato será disputado em 10 (dez) etapas ou 20 (vinte) baterias em formato de pontos corridos, considerando campeão aquele que somar o maior número de pontos no final das etapas ou obedecendo ao critério de desempate do item 20 deste regulamento.
    19.2 - O tipo de premiação só serão divulgadas no decorrer do campeonato 2013.
    19.3 - As premiações serão contempladas as classificações de cada etapa do 1 (primeiro) até o 6 (sexto) colocado.
    Artigo 20. Desempate
    20.1 - Em caso de dois ou mais pilotos terminem o campeonato com a mesma pontuação, o critério de desempate será quem tiver obtido maior número de 1ºs lugares (2º, 3º, 4º) e assim por diante nas etapas anteriores.
    Artigo 21. Conclusão
    21.1 - Todo piloto inscrito atesta que está ciente de todo o regulamento descrito acima e aceita todas as normas de funcionamento e as regras do campeonato MPK Racing Team.
    21.2 - Após o início do campeonato, as regras só poderão ser alteradas pela organização apenas em casos extremos.
    21.3 - O presente regulamento foi elaborado pela organização do MPK Racing Team.

    Calendário das Corridas de 2014


    EtapaDataHorárioPistaResultados
    0122/0216:00 e 17:00Paulinia
    0226/0320:00 e 21:00Nova Odessa
    0326/0416:00 e 17:00Paulinia
    0428/0520:00 e 21:00Nova Odessa
    0528/0616:00 e 17:00Paulinia
    0630/0720:00 e 21:00Nova Odessa
    0723/0816:00 e 17:00Paulinia
    0824/0920:00 e 21:00Nova Odessa
    0925/1016:00 e 17:00Paulinia
    1022/1116:00 e 17:00Paulinia

    MPK RACING TEAM- Quem somos?


    MPK Racing Team, quer dizer "MALUCOS POR KART", somos um time de pilotos de Kart que ama velocidade e competição, criada por pessoas que tem sempre o mesmo objetivo.
    MISSÃO: Ser um Grupo de amigos "Malucos" por Kart e velocidade.
    VISÃO: Sempre manter a equipe unida, acima de tudo Amizade e Lealdade.
    VALORES: Diversão, Competição, Amizade e Respeito.