sábado, 28 de dezembro de 2013

Dicas Básicas de Pilotagem

A primeira pergunta que fazemos quando vamos correr de kart pela primeira vez é: "Como eu faço uma curva". Sabemos que a maioria do pessoal sabe como fazer uma curva, mas alguns ainda não, então vamos lá:
A idéia básica de fazer uma curva é tentar fazer a curva num traçado mais reto possível.


Em uma curva de com um ângulo de aproximadamente 90º, a trajetória ideal é contornar fazendo a tomada, tangência e saída, como indicado na figura acima pela linha amarela.
O próximo passo é o ponto de freada e a retomada da aceleração, indicado na figura abaixo:

Você deve frear sempre antes de contornar a curva, com o volante em linha reta, e nunca no meio dela, senão você corre o risco de rodar. A parte vermelha indica o ponto certo da freada
A aceleração deve ser feita gradativamente, logo depois da freada, até a saída da curva onde você pode acelerar tudo, mas tome cuidado para não acelerar demais, senão correrá o risco de rodar.
Depois que você já estiver se sentindo seguro com o kart, poderá freiar e acelerar ao mesmo tempo, controlando a velocidade somente no freio e fazendo que o kart saia da curva mais rápido. 
E lembre-se fazer uma curva acelerando é mais fácil do que fazer apenas no embalo, pois acelerando o kart irá tracionar e segurar na pista.

Fonte: Central Kart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário